13 novembro 2013

CASA DO FITNESS- SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Afinal, para que servem os Suplementos Alimentares e quando usá-los? Uma coisa é certa: eles não podem substituir refeições, nem servir como dieta exclusiva. Consciência é a melhor medida! Suplementos alimentares são produtos destinados à complementar a dieta normal tanto em calorias como também em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, dependendo das necessidades de cada pessoa. Eles visam atender as necessidades de atletas de alta performance, praticantes de atividade física e de todas as pessoas que queiram complementar a sua dieta para ganho de peso, massa muscular ou para melhora do estado de saúde geral. Na prática de exercícios físicos ou de esportes, é primordial que se tenha energia suficiente para garantir melhor desempenho, adiando a fadiga e automaticamente garantindo também uma melhor recuperação para a sessão seguinte de trabalho. Por isto sempre dizemos que o trabalho completo de esportes exige uma avaliação médica, uma nutricionista e um Personal Trainer. Eles irão avaliar se você pode fazer exercícios, qual a alimentação a ser adotada, quais suplementos você pode e deve ingerir e farão o planejamento e a organização de um programa de treinamento.
Os Suplementos são divididos conforme manda a legislação. As necessidades nutricionais diárias, não somente proteicas são dependentes de fatores como intensidade, frequência, duração e tipo de atividade/exercício. E também de composição corporal, idade, sexo e nível de treinamento dos indivíduos, o que acaba deixando o trabalho um pouco mais complexo. Na nutrição, temos como principal objetivo transformar o alimento adequado em energia para o desempenho da atividade. O alicerce do esporte está diretamente ligado à parte nutricional.

De todos os aminoácidos isolados consumidos, apenas os essenciais necessitam de suplementação. Isso acontece por não serem sintetizados em nosso organismo, devendo ser ingeridos por meio de suplementos tanto na forma de cápsulas como na de líquido e tabletes. Nos alimentos, eles podem ser encontrados nas carnes e em outros produtos de origem animal ricos em proteínas. Alguns estudos realizados sobre a suplementação sugerem que se utilize o suplemento com aminoácidos antes e depois da atividade física para estimular a síntese proteica e diminuir os danos causados no tecido muscular. 
Ah! Não podemos esquecer! Os minerais contém vitaminas, com o objetivo de suplementar a dieta de pessoas que apresentem carência dessas substâncias na dieta, ou atletas que tem suas necessidades aumentadas e não conseguem suprir através da alimentação. Como vimos, o suplemento vem auxiliar a alimentação saudável e a correta programação de treinamento. Quando se alcança certo equilíbrio entre nutrição, periodização de treinamento e suplementação nas doses, é possível a partir daí obter melhores resultados nos treinamentos e alcançar melhor seus objetivos.
Por Sabrina Esteves.

Casa do Fitness 
Av. Carlos Botelho, 466 | São Dimas 
Telefone: 3432.1656