02 julho 2013

Esqueça a vergonha e vá treinar!

“Ele disse que chegou até a frente da uma academia em um horário mais tranquilo do que os de pico, por volta das 21h30, e parou. Ficou olhando e viu as pessoas mais saradas, fortes e sem jeito, deu meia volta e foi embora.” Esqueça a vergonha na hora do treino. Pronto! O primeiro passo foi dado: Você deixou a preguiça de lado e se matriculou na academia, disposta a mandar as gordurinhas extras para longe e definir os músculos do corpo. Mas o problema começa logo no primeiro dia, quando a vergonha aparece.


Ainda em casa, você não sabe que roupa vestir e acha que nada fica bem. Quando chega lá, sente como se todo mundo estivesse olhando para você (acredite, não estão) e comentando sobre seu corpo e sua falta de habilidade com os exercícios. Pronto, lá se foi todo o ânimo e a concentração. Essa situação é muito comum para muitas mulheres. Sim, você não está sozinha. Anime-se. O constrangimento costuma desaparecer quando você percebe que a academia está lotada de gente disposta a cuidar do corpo e da mente, e que a maioria das pessoas mal olham para o lado e estão focadas em si. Quase todo mundo está lá com o mesmo objetivo que você: buscar um corpo mais saudável e bonito.


Um fator muito importante para a adaptação à academia é que ela deve combinar com você, fazendo com que você se sinta bem dentro dela. Ambientes acolhedores com instrutores preparados, simpáticos e preocupados com o aluno são fundamentais. Além disso, existem academias especiais para mulheres, o que pode ser uma opção, já que algumas se sentem mais confortáveis na hora do treino nesse tipo de academia. Os instrutores estão entre os principais responsáveis pelo sucesso do seu treino. Ele deve ser sério e competente e entender que mulher tem padrões de força, cargas e objetivos diferentes das dos homens. Algumas mulheres se sentem mal em ambientes que mais parecem um desfile de moda. Academia é academia, ninguém precisa ir montada, como se fosse para uma festa! Se esse for o caso da sua, procure por uma onde as mulheres estejam mais preocupadas com a saúde do que em “fazer social”. Por último, e não menos importante, aposte na autoconfiança. Coloque a saúde e o bem estar em primeiro lugar, assim, você sabe que não deve desistir e nem abandonar o treino.

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