17 abril 2013

Fashion Rio - Dias 1 e 2

Meninas, parece que o SPFW foi ontem não é? E esse evento mal terminou e os fashionistas já tem outra semana de moda para acompanhar: o Fashion Rio! E claro que nós não deixaríamos de falar dos desfiles! Quer saber o que as marcas apresentaram nesses dois dias? Confira um resumo dos desfiles das marcas 2nd Floor, Filhas de Gaia, Alessa, Blue Man, Maria Filó, Coven, Iódice e Espaço Fashion!


Quem inspirou o desfile da 2th Floor foi a pop art de Roy Lichtenstein. Entre os 32 looks desfilados, as cores escolhidas para a estação foram o preto e branco contrastando com rosa neon, laranja e verde. Outro destaque do desfile foram as referências utilizadas, como a enfermeira (uma das mais famosas obras do artista).

A inspiração da grife Filhas de Gaia foram os campos de pólo da Anzaluzia e a latinidade. Por isso, as cores fortes como o verde, vermelho, fúcsia e azul apareceram em duplas, assim como o preto e o branco. A marca trabalhou com extremos nos vestidos de vestidos de seda ou cetim, que iam desde longos estampados até os curtos com aplicações. 

Para encerrar o primeiro dia do Fashion Rio, a Alessa trouxe um elemento que promete chegar com tudo: as estampas de animais! E a inspiração da marca, claro, não podia ser outra além da savana. Porém, com um detalhe especial, já que a cartela de cores era mais leve e abusou de tons claros como o pistache e o nude. 

No segundo dia foi o mix de estampas da Blue Man que marcou presença e chamou a atenção de todos. Inspirado n'O Império Tropical do Brasil. Por isso, elementos da fauna e flora se misturam aos elementos portugueses (como no caso dos azulejos, que viraram estampa!).   

Outra marca que apresentou peças estampadas foi a Maria Filó. Mas dessa vez, com mais delicadeza, já que aparecem flores, listras e mais flores. Com peças metalizadas - principalmente nos sapatos e acessórios - a marca abusou de aplicações e dos brilhos. 

Nós não falamos que as estampas de animais iam chegar com tudo? Prova disso foi a presença da tendência também no desfile da Coven! Porém, a marca se inspirou nos detalhes dos insetos para compor a coleção. As longas saias com transparências remetem às asas e a estampa de insetos marcam presença nas camisas ultra femininas.

A inspiração da Iódice não podia ser mais inusitada e talvez por isso, esse tenha sido o desfile preferido da equipe. O encontro entre as personagens Lolita, de Vladimir Nabokov e Susan (interpretada por Madonna) do filme "Procura-se Susan desesperadamente" resultou numa coleção jovem, que reúne elementos da inocência de Lolita e toda a rebeldia de Susan.

Encerrando o segundo dia de desfiles, a Espaço Fashion trouxe toda a energia das cidades e seus contrastes em suas peças e por isso, a cartela de cores trazia tons terrosos, branco e preto, cinza, coral e azul. E como não podia deixar de ser, os tecidos mais urbanos como o jeans, moletom, couro, linho e seda foram escolhidos para essa coleção.