14 fevereiro 2013

Crianças e Fitness

Vivemos num mundo conturbado, moderno, onde os jogos eletrônicos ocupam o lugar das histórias contadas por nossos avós. As brincadeiras na rua, de roda, pega-pega, esconde-esconde, onde o brincar e  o viver eram mais apreciados, são mais difíceis. Já está na hora de resgatar essa vivência, dando oportunidade de nossas crianças praticarem atividades físicas que lhe deem prazer e satisfação.


Ao contrário dos adultos, as crianças não precisam necessariamente correr em uma esteira ou suar a camiseta. Qualquer atividade em que estejam ativos é exatamente o tipo de aptidão que eles precisam: andar em sua bicicleta, a pé com os amigos, dançar ao redor da sala, ou jogar  seus jogos preferidos. Todas estas opções são formas fabulosas para o seu filho para ser ativo e mover seu corpo em crescimento.

E porque este movimento é importante?
Nossos filhos estão crescendo e, com isso, veio a necessidade de não só comer direito, mas exercitar-se também. Há muitos benefícios às crianças com o fitness, tais como: um corpo mais magro, ossos e músculos mais fortes, uma diminuição no risco de desenvolver diabetes, pressão arterial desigual e colesterol, além da  melhora do sono, uma atitude mais positiva e uma habilidade para lidar com a vida de uma maneira mais fácil. Pensando nisso, é importantíssimo que haja incentivo para as crianças e adolescentes praticarem esporte, não de maneira obrigatória nem sequer em caráter competitivo, mas algo gostoso.

O fitness para crianças pode ser apresentado basicamente de 3 formas:
- Alongamento (como cambalhotas ou outros movimentos de alongamento),
- Atividade cardiovascular (como o basquete, andar de bicicleta, nadar, andar de patins)
- Força (como flexões e abdominais)
OBS.:  Levantamento de peso geralmente não é incentivado para as crianças

Hoje já existem  academias de  fitness com uma área para recreação para os pequenos, que desenvolvem atividades enquanto os pais “malham” . Em breve, acredito que isso irá ocorrer em todas as academias.
Como sempre, ressalto que o ideal é fazer um exame clínico da criança. Depois de aprovado pelo pediatra, coloque sua criança para iniciar atividades físicas.
Bom treino!


Casa do Fitness
Av. Carlos Botelho, 466 | São Dimas
Telefone: 3432.1656

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