24 janeiro 2013

Treinos e Alimentação

Fazer academia diariamente e todos os treinos da maneira correta apresenta ótimos resultados, mas o corpo se torna ainda mais cuidado e bonito quando os exercícios estão acompanhados a um cardápio eficaz. O que você consome antes do treino pode aprimorar ou acabar com o efeito dele. Portanto, é básico saber o que é mais adequado. Confira as dicas!




Existe uma forte associação entre a concentração do nosso “combustível” muscular e o tempo de realização do exercício, sendo que este “combustível” está altamente direcionado ao tipo de dieta consumida anteriormente às sessões de treinos.
Segundo nutricionistas, antes dos treinos a alimentação deve ser rica em carboidratos que proporcionam lenta liberação de glicose (alimentos com carboidratos de moderado a baixo índice glicêmico), o que evita uma grande liberação de insulina e uma queda brusca da glicemia sanguínea. Desta forma, o fornecimento de energia ocorre gradualmente o que evita hipoglicemia e fraqueza ao longo do treino. Além disso, a dieta pré-exercício sempre deve garantir que você esteja bem hidratado!
Sugestão de alimentos que podem ser consumidos: maçã, pera, iogurte zero, macarrão, leite desnatado, pão integral, biscoito de aveia, uva e  laranja.
Sugestão de  alimentos que devem ser evitados: aqueles com alto teor de fibras, doces, carnes vermelhas, bem como alimentos com alto teor de gordura.

Cabe ao nutricionista os cálculos das necessidades a cada indivíduo (considerando sexo e idade), a recomendação do tipo e quantidade de alimentos – sempre levando em consideração as características fisiológicas, hora e intensidade dos treinos  e a tolerância e preferências pessoais aos alimentos.
Ah! Não se esqueça de investir em Ômega 3 para recuperar suas energias. Por exemplo: castanhas em geral (castanha do Brasil, nozes, macadâmia, avelã), peixes (salmão, tilápia, sardinha), linhaça dourada triturada, azeite extravirgem, gergelim branco e preto.
De acordo com os nutricionistas, o Ômega 3 mantém a fluidez do sangue e com isso leva mais oxigênio para os músculos, aumentando a força e diminuindo o risco de doenças como aterosclerose, colesterol ou infarto.

Alimente-se bem e bom treino!


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